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XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA

NOVO - CONFIRA A EDIÇÃO DAS ATAS, POR ÁREAS TEMÁTICAS

APRESENTAÇÃO

A organização conjunta pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia constitui um acontecimento ímpar de convergência académica e de mobilização de profissionais, académicos e estudantes dos domínios do Ensino, da Formação, da Educação e das Ciências da Educação, em geral. O protocolo de cooperação entre as duas Universidades tem já uma dezena e meia de anos, assegurando ao longo do tempo as edições deste Congresso.

Mantendo a designação inicial de Congresso Galego-Português, o seu universo alargou-se progressivamente à presença de participantes de toda a Espanha e dos países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), com destaque muito significativo para o Brasil. Nas edições mais recentes registam-se congressistas de Cabo Verde, Angola e Moçambique e, ainda, de alguns outros países da América Latina como a República Dominicana, Venezuela e Colômbia.

Respeitando a multidimensionalidade dos processos da educação, assim como a multiplicidade de contextos em que ocorre, os responsáveis do Congresso alargaram os seus domínios temáticos e converteram-no num espaço privilegiado de diálogo entre académicos, investigadores e profissionais de Portugal e Espanha, mas também de outros países de língua espanhola e portuguesa, em particular do Brasil. Neste sentido, o Congresso contempla catorze áreas temáticas: Conflitos e Mediação Escolar; Desenvolvimento Vocacional e Carreira; Direitos Humanos, Educação e Desenvolvimento; Educação, Desenvolvimento e Expressões Artísticas; Família, Escola e Comunidade; Formação de Professores e Agentes Educativos; Formação e Transição para o Mundo de Trabalho; Interculturalidade, Inclusão Social e Educação; Modelos e Práticas de Avaliação; Motivação e Aprendizagem; Necessidades Educativas Especiais; Políticas e Reformas do Ensino Superior; Tecnologias e Comunicação Educativa; Transições e Desenvolvimento ao Longo da Vida. As Conferências e Mesas Redondas Plenárias estão centradas na educação pública, inclusão e inovação educativa, refletindo-se sobre novas respostas educativas para os tempos de crise que atravessamos.

O Congresso é um espaço para que académicos e profissionais, de várias áreas das Ciências da Educação, debatam com os participantes os resultados dos seus projetos de investigação, concluídos ou em fase avançada de desenvolvimento. O Congresso nas duas últimas edições é também uma oportunidade para que estudantes e jovens investigadores apresentem os seus trabalhos, mesmo que em fase inicial ou de pré-projecto. Os Seminários de Pesquisa serão organizados nesse sentido, garantindo-se a presença de investigadores seniores para o necessário enquadramento e suporte a tais investigações.

Como é tradição, a Comissão Organizadora irá editar, para além do Livro de Programa com todos os resumos das comunicações orais e posters, o volume de atas com os textos completos das comunicações. A sua distribuição ocorre no momento do Congresso, permitindo aos participantes seguir mais de perto as comunicações a apresentar, analisar mais aprofundadamente as comunicações e, ainda, reforçar a interação entre os congressistas e promover a formação de parcerias e novas equipas de projetos a concretizar no futuro.

OBJETIVOS

• Promover o intercâmbio entre investigadores e profissionais nas áreas do Ensino, Educação e Psicologia.

• Apresentar e debater resultados de projetos de investigação e de intervenção educativa.

• Aprofundar a multidisciplinaridade nas problemáticas educativas e nas Ciências da Educação.

• Contribuir para a melhoria do sistema educativo formal e informal, e para a formação dos seus diferentes agentes.

PÚBLICO-ALVO

Educadores e Professores de todos os níveis de ensino, pais, psicólogos, académicos, investigadores, profissionais e estudantes das várias áreas das Ciências da Educação.

ORGANIZAÇÃO UNIV. DO MINHO E UNIV. DA CORUNHA

ÁREAS TEMÁTICAS E COORDENADORES


CONFLITOS E MEDIAÇÃO ESCOLAR
Coord.: Emílio Veiga Rio (CEIP San Francisco Javier, Corunha)

DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL E CARREIRA
Coord.: Neves Arza Arza (Univ. da Corunha)

DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Coord.: Carlos Estêvão (Univ. do Minho)

EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EXPRESSÕES ARTÍSTICAS
Coords.: Eduardo Barca Enríquez (Univ. da Corunha)

FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE
Coord.: Ana Tomás Almeida (Univ. do Minho)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AGENTES EDUCATIVOS
Coord.: Laurinda Leite (Univ. do Minho)

FORMAÇÃO E TRANSIÇÃO PARA O MUNDO DE TRABALHO
Coord.: Maria do Céu Taveira (Univ. do Minho)

INTERCULTURALIDADE, INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO
Coords.: Juan Jose Bueno Aguilar e Manuel García Fernandez (Univ. da Corunha)

MODELOS E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO
Coord.: Palmira Alves (Univ. do Minho)

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Coord.: Pedro Rosário (Univ. do Minho)

NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Coord.: Ana Serrano (Univ. do Minho)

POLÍTICAS E REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR
Coord.: Licínio Lima (Univ. do Minho)

TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO EDUCATIVA
Coord.: Maria João Gomes (Univ. do Minho)

TRANSIÇÕES E DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA VIDA
Coord.: Leandro S. Almeida (Univ. do Minho)

COMISSÃO ORGANIZADORA

PRESIDENTES

Bento Duarte da Silva (Univ. do Minho)
Alfonso Barca Lozano (Univ. da Corunha)

COORDENADORES

Ana María Porto Rioboo (Univ. da Corunha); Anabela Cruz Santos (Univ. do Minho); Antonio López Castedo (Univ. de Vigo); Eduardo Barca Enriquez (Univ. da Corunha); Humberto Morán Fraga (E.P.A. Eduardo Pondal da Corunha); Juan Carlos Brenlla Blanco (Univ. da Corunha); Lia Raquel Oliveira (Univ. do Minho); Luis Celeiro Alvarez (Univ. de Santiago de Compostela); María Dolores Candedo Gunturiz (Univ. da Corunha); Maria Helena Vieira (Univ. do Minho); Maria João Gomes (Univ. do Minho); Monserrat Durán Bouza (Univ. da Corunha); Narciso de Gabriel Fernández (Univ. da Corunha); Palmira Alves (Univ. do Minho); Pedro Vega Marcote (Univ. da Corunha); Pilar Vieiro Iglesias (Univ. da Corunha); Rosa Santorum Paz (Univ. da Corunha); Susana Caires (Univ. do Minho); Teresa Sarmento (Univ. do Minho).

ORGANIZADORES - SECRETARIADO

Alexandra Araújo; Amanda Franco; Ana Filipa Alves; Ana Sofia Melo; Diana Soares; Karine Pinheiro Souza; Ricardo Monginho (Univ. do Minho); Eduardo Rodríguez Machado; Fernando Iglesias Amorín; Pablo Muñoz Carril; Sonia Seijas Ramoso (Univ. da Corunha).

COMISSÃO CIENTÍFICA

PRESIDENTES

Leandro S. Almeida (Univ. do Minho)
Manuel Peralbo Uzquiano (Univ. da Corunha)

MEMBROS

Acácia Angeli Santos (Univ. São Francisco, Brasil); Adelinda Candeias (Univ. de Évora); Adolfo Sarandeses García (Univ. da Corunha); Agustin Dosil (Univ. de Santiago de Compostela); Alfredo Campos García (Univ. de Santiago de Compostela); Alicia Risso Migues (Univ. da Corunha); Amparo Fernández (Univ. Pontificia Católica de Santo Domingo - PUCMM, Rep. Dominicana); Ana Serrano (Univ. do Minho); Ana Tomás Almeida (Univ. do Minho); Ángela Lera Navarro (Univ. da Corunha); Bartolomeu Varela (Univ. de Cabo Verde); Bendita Donaciano (Univ. Pedagógica de Moçambique); Camilo Ussene (Univ. Pedagógica de Moçambique); Carlos Estêvão (Univ. do Minho); Carlos Fino (Univ. da Madeira); Carmen Delia de la Fuente (Univ. da Corunha); Cristina Ferreira (Univ. de Cabo Verde); Doris Adriana Ramirez Salazar (Univ. de Antioquia, Colombia); Edméa Santos (Univ. Estadual do Rio de Janeiro, Brasil); Eduardo José Fuentes Abeledo (Univ. de Santiago de Compostela); Emílio Veiga Rio (CEIP San Francisco Javier, Corunha); Eugénio Silva (Univ. do Minho); Fátima Morais (Univ. do Minho); Feliciano Veiga (Univ. de Lisboa); Fernando Gonçalves (Univ. do Algarve); Fernando Lara Ortega (Universidad de Burgos); Filipe Silvino de Pina Zau (Ministério de Educação de Angola); Florencio Vicente Castro (Univ. de Extremadura); Graça Carvalho (Univ. do Minho); Isabel Cabrita (Univ. de Aveiro); Jesús Miguel Muñoz Cantero (Univ. da Corunha); Francisco Peixoto (Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ISPA, Lisboa); João Lopes (Univ. do Minho); Jorge García Fernández (Univ. da Corunha); José Augusto Pacheco (Univ. do Minho); José C. Núñez Pérez (Univ. de Oviedo); José Luis Marcos Malmierca (Univ. da Corunha); José Paulino Castiano (Univ. Pedagógica de Moçambique); Juan Carlos Fernández Méndez (Univ. da Corunha); Julio Antonio González-Pienda (Univ. de Oviedo); Jurjo Torres Santome (Univ. da Corunha); Laurinda Leite (Univ. do Minho); Licínio Lima (Univ. do Minho); Luisa Alonso (Univ. do Minho); Luísa Faria (Univ. do Porto); Manuel Baña Castro (Univ. da Corunha); Manuel Deaño Deaño (Univ. de Vigo); Manuel García Fernández (Univ. da Corunha); Manuel Ojea Rúa (Univ. de Vigo); Marco Silva (Univ. Estadual do Rio de Janeiro, Brasil, Brasil); Margarida Serpa (Univ. dos Açores); María A. Muñoz Cadavid (Univ. de Santiago de Compostela); María Adelina Guisande Couñago (Univ. de Santiago de Compostela); Maria Carmen Sarceda Gorgoso (Univ. de Vigo); Maria Cristina Joly (Universidade de São Francisco, Brasil); Maria do Céu Taveira (Univ. do Minho); Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (Pontifícia Univ. Católica de São Paulo, Brasil); María Isabel Fajardo Caldera (Univ. de Extremadura); Maria Pilar González Fontao (Univ. de Vigo); Maribel Barreto Mesa (Univ. de Antioquia, Colombia); Mário Simões (Univ. de Coimbra); Mercedes González Sanmamed (Univ. da Corunha); Miguel A. Santos Rego (Univ. de Santiago de Compostela); Neves Arza Arza (Univ. da Corunha); Nivagara Daniel (Univ. Pedagógica de Moçambique); Octavio Henao Álvarez (Univ. de Antioquia, Colombia); Patrícia Lupion Torres (Pontifícia Univ. Católica do Paraná, Brasil); Paulo Dias (Univ. Aberta); Pedro Palhares (Univ. do Minho); Pedro Rosário (Univ. do Minho); Radhamés Mejía (Univ. UNAPEC, Rep. Dominicana); Reinaldo Matías Fleuri (Univ. Federal de Santa Catarina, Brasil); Suzana Caldeira (Univ. dos Açores); Teresa da Silva Neto (Univ. Metodista de Angola); Theresinha Guimaraes Miranda (Univ. Federal da Bahia, Brasil).

PROGRAMA SÍNTESE

Dia 11 (4ª feira / mércores)


10:00 - 13:00 hs.: Seminários de Pesquisa
Anfiteatro Multimédia (Instituto de Educação)

Mesa1. Anfiteatro Multimédia
Mesa2. Auditório IE

9:00 - 13:00 hs.: Workshop WebQDA
Sala 2001, 2º piso (Instituto de Educação)

12:00 - 15:00 hs.: Entrega da documentação (Complexo 1)

15:00 - 15:30 hs.: Sessão de Abertura (Anfiteatro A1)

15:30 - 16:30 hs.: Conferência Plenária de Abertura (Anfiteatro A1)

Tema: O Sentido da Escola Pública em Tempos de Crise
Conferencista: Ángel Gabilondo (Univ. Autónoma de Madrid; ex-ministro de Educação de Espanha)

16:30 - 17:00 hs.: Pausa para café

17:00 - 19:00 hs.: Sessão 1- Mesas de Simpósios, Comunicações Orais e Posters
Salas do Complexo 1
Sessão de Posters 1: Hall do Complexo 1

19:00 hs.: Lançamento de livros: Hall do Complexo 1 (Anfiteatro A1)

19:30 hs.: Verde de Honra - Hall do Complexo 1 (Bar)


Dia 12 (5ª feira / xoves)


9:00 - 11:00 hs.: Sessão 2 – Mesas de Simpósios, Comunicações Orais e Posters
Salas do Complexo 1
Sessão de Posters 2: Hall do Complexo 1

11:00 - 11:30 hs.: Pausa para café

11:30 - 12:30 hs.: Conferência Plenária (Anfiteatro A1)

Tema: Conflito, Violência e Convivência Escolar
Conferencista:
Miguel Clemente Díaz (Univ. da Corunha)

13:00 - 14:00 hs.: Pausa para almoço

14:30 - 16:00 h.: Painel de Debate 1: Anfiteatro A1

Tema: Necessidades Educativas Especiais - Práticas e limites da inclusão educativa
Coordenador:
Manuel Deaño Deaño (Univ. de Vigo)
Intervenientes/Ponentes:
- Ana Serrano (Univ. do Minho)
- David Rodrigues (Instituto Piaget)
- Teresa Nuñez Mayan (Univ. da Corunha)

16:00 - 16:30 hs.: Pausa para café

16:30 - 18:30 hs.: Sessão 3 – Mesas de Simposios, Comunicações Orais e Posters
Salas do Complexo 1
Sessão de Posters 3: Hall do Complexo 1

19:00 - 22:30 hs.: Programa Social e Cultural


Dia 13 (6ª feira / venres)


9:00 - 11:00 hs: Sessão 4 – Mesas de Simposios, Comunicações Orais e Posters
Salas do Complexo 1
Sessão de Posters 4: Hall do Complexo 1

11:00 - 11:30hs.: Pausa para café

11:30 - 13:00 hs: Painel de Debate 2 (Anfiteatro A1)

Tema: Desenvolvimento profissional e integração laboral
Coordenadora: Maria do Céu Taveira (Univ. do Minho)
Intervenientes/Ponentes:
- José Luís Mira Lema (Conselheiro de Educação e Ciência, em Bruxelas, do Governo de Espanha)
- Narciso Moreira (Diretor de Projetos da empresa betwieien - challlenge and success)
- Neves Arza Arza (Univ. da Corunha)

13:00 - 14:00 hs.: Pausa para almoço

14:00 - 16:00 hs: Sessão 5 – Mesas de Simposios, Comunicações Orais e Posters
Salas do Complexo 1
Sessão de Posters 5: Hall do Complexo 1

16:00 - 17:00: Conferência Plenária de Encerramento (Anfiteatro A1)

Tema: Cenários de inovação na EaD e E-learning

Conferencista: Paulo Dias (Reitor da Univ. Aberta, Portugal)

17:00 hs.: Sessão de Encerramento (Anfiteatro A1)


As Conferências e os Painéis de Debate são transmitidos via Videoconferência para a Universidade da Corunha.

Programa Síntese: Em PDF

PROGRAMA DETALHADO

Confira o Programa das Sessões e Resumos dos Seminários de Pesquisa, Comunicações Livres, Simpósios e Posters, por dias e mesas.

Programa Detalhado: Em PDF

CONFERÊNCIAS E PAINÉIS DE DEBATE

confdebate

As Conferências e os Painéis são transmitidos via Videoconferência para a Universidade da Corunha

Videoconferência: Aqui

MODALIDADES DE PROPOSTAS

O envio de propostas de comunicação submetidas à Comissão Organizadora, e que serão avaliados pela Comissão Científica, pode ser feito em quatro modalidades:

Simpósios - propostas de comunicação organizadas pelos proponentes em torno de um tema, a apresentar oralmente em mesa definida pelos proponentes, com indicação do respetivo coordenador. Os participantes que integram o simpósio
devem trabalhar em conjunto no tema proposto e colocar questões para debate.

Comunicações - propostas de comunicação sobre programas de intervenção ou projetos de investigação em fase adiantada de desenvolvimento ou já concluídos, a apresentar oralmente integradas em mesas formadas pela Comissão Organizadora.

Posters - propostas de comunicação sobre programas de intervenção ou projetos de investigação em fase inicial, em curso ou já concluídos, a apresentar visualmente com discussão em sessões simultâneas.

Seminários de Pesquisa - propostas de comunicação de projetos de investigação, em fase inicial ou em curso, apresentados oralmente por estudantes para debater com professores o andamento de suas investigações.

Estes trabalhos serão apresentados em mesas preparadas para o efeito, assegurando a organização alguns investigadores seniores para a discussão dos mesmos. Cada apresentação não deve ultrapassar 10 minutos, sendo reservados outros 20 minutos para discussão e contributos. Estes seminários ocorrem na manhã do dia 11, pré-congresso.

DATAS LIMITE

NOVO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS (RESUMO): 19 DE MAIO

Envio de Resumo – 30 de Abril
Confirmação da aceitação da comunicação – 31 de Maio
Envio de Texto Completo – 30 de Junho

A Comissão Organizadora apenas integrará nas atas os textos completos que lhe forem remetidos, seguindo as normas de publicação e até à data limite de receção (30 de Junho de 2013).

INSCRIÇÃO



Inscrição até 31 de Maio
Estudantes de graduação e pós-graduação – 60 euros
Profissionais – 100 euros

Inscrição após 31 de Maio
Estudantes de graduação e pós-graduação – 75 euros
Profissionais – 125 euros

A inscrição só fica confirmada depois de efetuado o pagamento.
Cada proposta de comunicação deverá ter uma inscrição e um pagamento associado (pelo menos um dos autores). Cada participante inscrito pode apresentar até duas comunicações (assinalar no ato de inscrição quais).

FORMA DE PAGAMENTO

Transferência bancária: Caixa Geral de Depósitos – Braga
NIB: 003501710016732263015

IBAN (Código Internacional de Conta Bancária) PT50003501710016732263015

Código SWIFT: CGDIPTPL

ou

Pagamento em cheque à ordem de XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía endereçado ao secretariado do Congresso.

Nota Importante: o talão da transferência bancária deve ser enviado para o secretariado da UMinho (por correio postal ou digitalizado, por mail) para
confirmação do pagamento e elaboração da guia de receita interna.

DOCUMENTAÇÃO, ATAS E CERTIFICADOS

Todos os inscritos recebem a pasta de documentação do congresso, o volume de atas (CD) e os certificados de presença e de comunicação. Apenas serão emitidos certificados de participação e de comunicação apresentada a quem efetivamente se inscrever. As atas serão editadas em CD, anexo ao livro contendo o programa e os resumos do Congresso. Serão também editadas online no site do congresso.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

São aceites trabalhos escritos em Português, Galego, Espanhol e Inglês, para apresentação no Congresso, na modalidade de Comunicação, Simpósio, Poster e Seminário de Pesquisa, que cumpram as orientações definidas pela Comissão Organizadora e estejam enquadrados numa das áreas temáticas do Congresso.

A submissão de trabalhos far-se-á em formato Word através da plataforma CMT, acessível através do endereço:
https://cmt.research.microsoft.com/gp2013

Após a criação de uma conta de acesso ao sistema, os autores podem submeter os seus trabalhos (resumo até ao dia 30 de abril) para apreciação pela Comissão Científica, caso seja aceite deve submeter o texto completo (até dia 30 de junho). Todos os trabalhos devem ser formatados de acordo com as normas estabelecidas.

Acesso à plataforma de submissão de trabalhos


Ajudas para criação de um perfil de acesso à plataforma CMT e submissão de trabalhos

Registro de um utilizador/autor na CMT (criar uma conta)

Enviar um ficheiro/submeter um texto na CMT

Obs: cada autor pode enviar dois trabalhos (ficheiros), um de cada vez.

PERCURSO DOS TRABALHOS

1. O Autor regista-se na plataforma CMT.

2. O Autor cria um evento de submissão de trabalhos, preenchendo o formulário adequado na plataforma CMT, incluindo o resumo do trabalho, com upload do ficheiro, até dia 30 de abril .

3. A Comissão Organizadora encaminha a proposta de trabalho para o Coordenador e membros da Comissão Científica que têm responsabilidade na área temática da proposta, para apreciação qualitativa.

4. A Comissão Científica emite um parecer sobre a proposta, podendo ser de aceitação simples, aceitação condicional ou rejeição.

5. A Comissão organizadora comunica a decisão ao Autor, até ao dia 31 de maio.

6. Se for rejeitada, a proposta de trabalho termina o seu percurso; se for aceite sem alterações, o Autor deve submeter na plataforma CMT o texto completo para integrar as atas. Se a aceitação da proposta de trabalho estiver sujeita a melhorias, o autor é informado das alterações que deve fazer e após nova submissão do resumo a proposta será de novo analisada pela Comissão Científica.

7. A versão final do texto completo para integrar as atas deve ser submetida na plataforma CMT até dia 30 de junho .

8. A Comissão Organizadora define a sessão em que o trabalho será apresentado e inclui essa decisão no programa final do congresso.

9. O Autor apresenta o seu trabalho na sessão destinada, sendo emitido um certificado de apresentação do trabalho.

NORMAS PARA FORMATAÇÃO

RESUMO/ TEXTO COMPLETO/ POSTER

RESUMO

Tipo de letra Times New Roman, corpo 12, máximo de 200 palavras, espaçamento entre linhas simples, margens direita/esquerda de 3 cm e superior/inferior de 3 cm, versão Word para Windows. No cimo da página indique, com alinhamento centrado:


Resumo (entre 150 a 200 palavras).
Área Temática (assinale a área temática que melhor poderá enquadrar o seu trabalho)
Modalidade (assinale a modalidade da proposta de comunicação: simpósios, comunicações, posters, semimário de pesquisa).

TEXTO COMPLETO (Normalização da informação)

1. A estrutura será a de um trabalho científico: introdução, objetivos, método, resultados, conclusões e referências;

2. Titulo e autor(es): tal como indicado para o resumo, com alinhamento centrado;

3. Resumo: Tipo de letra Times New Roman, corpo 10, máximo de 200 palavras, margem direita e esquerda de 3 cm; espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado, avanço do parágrafo de 1 cm à direita e à esquerda;

4. Corpo do texto: Tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, margem direita e esquerda de 3 cm, e superior e inferior de 3 cm, espaçamento entre linhas 1,5; não dê espaçamento entre parágrafos (0 pontos); alinhamento justificado; avanço da primeira linha do parágrafo de 1 cm; títulos e subtítulos a negrito. Máximo de 15 páginas (incluindo a bibliografia, tabelas, figuras, quadros ou anexos).

5. Citações bibliográficas e/ou referências indicadas no corpo do texto (Autor, ano: página/s).

6. Notas de rodapé numeradas sequencialmente, colocadas na própria página.

7. Referências bibliográficas organizadas por ordem alfabética segundo o sistema autor/data/título/cidade/editor, colocando em itálico o título do livro ou o título da revista onde os capítulos e os artigos se encontram, respetivamente, publicados. Os autores não devem ser redigidos em maiúsculas. Espaçamento entre linhas simples. Tamanho de letra 10.

8. Anexos

Confira as normas para formatação do texto completo: Em PDF

POSTER

O espaço máximo disponível para colocação do poster é de 1.50 m de altura x 1.0 m de largura, sugerindo-se um tamanho de letra visível a 1 metro de distância.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Confira os livros que serão apresentados no congresso (sinopse e autores)

Veja aqui: Em PDF

Veja aqui: Em Animação pp

NOVO - ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES

Os Seminários de Pesquisa pretendem também proporcionar o Encontro de Jovens Investigadores , destinado aos estudantes de mestrado e de doutoramento com projetos de investigação em fase muito avançada ou concluídos, a fim de partilhar e debater os resultados desses projetos de investigação.

Estes trabalhos serão apresentados em mesas preparadas para o efeito, assegurando a organização alguns investigadores seniores para a discussão dos mesmos. Cada apresentação não deve ultrapassar 10 minutos, sendo reservados outros 20 minutos para discussão e contributos. Estes seminários ocorrem na manhã do dia 11, pré-congresso.

WORKSHOP

WEBQDA: software de apoio à análise qualitativa

Enquadramento:
O webQDA é um software  de apoio à análise de dados qualitativos num ambiente colaborativo e em rede distribuída. Segue a tendência internacional do cloud computing. O webQDA viabiliza um trabalho colaborativo online e em tempo real, com vários utilizadores em simultâneo num mesmo projeto. Contempla um Sistema de Fontes , que permite a inserção e a organização de dados não numéricos e não estruturados (texto, imagem, vídeo e áudio) de acordo com os objetivos do utilizador; um Sistema de Codificação que possibilita a criação de dimensões (categorias e indicadores) interpretativas ou descritivas; e um Sistema de Questionamento que permite ao utilizador questionar os seus dados.

Objetivos:
* Compreender a estrutura funcional do webQDA
* Introduzir dados e criar categorias no webQDA
* Categorizar, agrupar, relacionar e questionar dados com o apoio do webQDA

Conteúdos programáticos
* Introdução das ações e comandos do webQDA, trabalho colaborativo, sistema de documentos (Fontes)
* Procedimentos de codificação, sistema de categorias (Nós), como relacionar dados e Nós para construir modelos, atividades práticas
* A importância de questionar para extrair do webQDA as informações de que se necessita (Questionamento), exploração das matrizes, atividades práticas

Metodologias
* Apresentação da estrutura teórica e funcional do webQDA
* Atividades de aplicação prática acompanhada com recurso ao computador/internet

Dia e Duração: 11 de setembro; 4 horas (9:00-13:00h); Sala: 2001 (2º piso – IE)

Número máximo de participantes: 25 (Os participantes serão seriados por ordem de inscrição)

Inscrição: Gratuita, devendo ser efetuada até dia 6 de setembro

No mail de inscrição, dirigido ao mail do congresso (xiigp@ie.uminho.pt) cada participante deverá indicar o seu nome completo, filiação/atividade profissional, área de investigação, morada, contacto telefónico e endereço de email.

Certificação: Será emitido certificado de participação


ACESSO A REDE SEM FIOS

Durante os dias do congresso, podem configurar o vosso computador e/ou dispositivos móveis para acesso a Internet (via rede sem fios).

Para o efeito, seguem em anexo os documentos que ilustram a forma como é configurado o acesso ao serviço.

Aceda ao PDF


O par username/password para utilização no acesso ao serviço é:

• Username: ie2013

• Password: ie2013

VIDEOCONFERÊNCIA

AS CONFERÊNCIAS e PAINÉIS DE DEBATE serão transmitidas online em:

http://www.scom.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=204&lang=pt-PT

Alertamos para o seguinte:

• Quem não utiliza o Internet Explorer em ambiente Windows pode visualizar a página abrindo no Windows Media Player o URL mms://streaming.uminho.pt/xiigp

• Quem utiliza sistemasMac ou Linux pode instalar o VLC (http://www.videolan.org/vlc/ ) e usar igualmente o URL mms://streaming.uminho.pt/xiigp para visualizar a transmissão.

PARTICIPANTES

Relação dos participantes. Veja aqui: em PDF

PLANTAS DAS SALAS

Confira a localização das salas da realização das mesas de comunicações Veja aqui: em PDF

PROGRAMA SOCIOCULTURAL

A realizar no Museu D. Diogo de Sousa, no dia 12 setembro, das 19 horas às 22:30 horas.


Programa

• Breve visita ao Museu (Bracara Augusta e o Império Romano)
• Poesia portuguesa dita pelo ator PEDRO LAMARES
• Jantar no Museu
• A tradição local com o Grupo Folclórico DR. GONÇALO SAMPAIO - o Grupo Folclórico mais antigo do Baixo Minho


Inscrição: envio de mail manifestando interesse: xiigp@ie.uminho.pt

Envio desse mail até dia 9 de setembro (como as inscrições são limitadas, máximo de 200 participantes, atenderemos à ordem de chegada do mail)

Preço da inscrição: 25 euros (pagamento no secretariado)

O Museu localiza-se na zona central da cidade; asseguraremos transporte para a ida do Campus de Gualtar para o Museu (18:45, saída do Campus), mas o regresso é livre dada a localização do Museu.

• Mais informação sobre o Museu D. Diogo de Sousa: http://mdds.imc-ip.pt /
• Breve video sobre Bracara Augusta: http://www.youtube.com/watch?v=ureLIlyluDQ

(Do CD-ROM - Viagem Virtual A Bracara Augusta - desenvolvido pela Unidade de Arqueologia da UMinho)

COLABORAÇÕES / APOIOS


Reitoria da Univ. do Minho
Reitoria da Univ. da Corunha
Fundación Univ. da Corunha
Xunta de Galicia - Consellería de Educación e Ordenación Universitária. Secretaria Xeral
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FTC)
Centro de Investigação em Educação – CIEd |Univ. do Minho
Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC |Univ. do Minho
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia y Educación
Revista Portuguesa de Educação










HOSPEDAGEM


Para reservas de hotéis e residenciais em Braga, os participantes poderão contactar diretamente a Agência Top Atlântico BRAGA CENTRO
Praça do Município, 7 BRAGA
4700-435 BRAGA

Tel: +351 253200610;
Fax: +351 253200619
Email: ligia.nunes@topatlantico.com

CONTATOS

SECRETARIADO E INFORMAÇÃO



Portugal
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Univ. do Minho, Instituto de Educação / Campus de Gualtar
4710-057 Braga-Portugal


Telef: + 351 253604222; Extensão: 601200
Fax: + 351 253604250
Email: xiigp@ie.uminho.pt

Galiza-Espanha
Univ. da Corunha, Facultade de Ciencias da Educación / Campus de Elviña, s/n. 15071 A Corunha


Telef: 34981167000; Extensão: 4636
Fax: 981167153.
E-mail: congreso.psicopedagoxia@udc.es