Capítulos em livros -  José Augusto Pacheco

 

 

© Página principal

 

 

 

PACHECO, J. A., & SEABRA, F. (2012). Curriculum Field in Portugal: Emergence, Research, and Europeanization. In W. Pinar & T. Autio (Ed.), International Handbook of Curriculum Research (2ª ed.). Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers [In Press].

   PACHECO, J. A. (2012). Currículo, Aprendizagem e avaliação. In M. P. Alves & J. C. Morgado (Org.),Avaliação em educação: políticas, processos e práticas (pp. 17-41). Santo Tirso: De Facto

  PACHECO, José Augusto (2012). Resultados de investigação sobre a avaliação das escolas em Portugal (pp. 61-68). CNE (Org.), Avaliação das escolas dos ensinos básico e secundário: perspetivas para um novo ciclo. Lisboa: CNE.

PACHECO, José Augusto (2011). Formação geral e formação técnica: uma integração possível? In M. A. Costa et al (Org.), Currículo integrado. Concepções, perspetivas e experiências (pp. 21-32). Belo Horizonte: CEFET/MG.

  PACHECO, J. A. (2011). Currículo: entre teorias e métodos. In P. L. Torriglia et al (Org.), Currículo: teorias e métodos (pp. 277-294). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

 PACHECO, J. A. (2011). Curriculum Studies: the state of the  field. In C. Leite, J. A. Pacheco, A. F. Moreira & A. Mouraz (Org.), Políticas, Fundamentos e Práticas do Currículo (pp.10-28). Porto: Porto Editora.

  MORGADO, J. C., & PACHECO, J. A. (2011). Culturas curriculares: subsídios para uma abordagem teórica. In  M. P. Alves & J. M. De Ketele (Org.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo (pp. 41-58).Porto: Porto Editora.

PACHECO, J. A. (2010). Dos autores políticos do currículo. In M. Zuleide Pereira et al (Org.), Diferenças nas políticas de currículo (pp. 81-103). Paraíba: Editora Universitária da UFPB.

 PACHECO, J. A. (2010). O Processo de Bolonha e a política de formação de educadores e professores em Portugal. In L. Santos (Org.), Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais (pp. 228-240). Autêntica: Belo Horizonte.

  PACHECO, J. A. (2009). A ressignificação do currículo em contextos de globalização. In  A. S. António, E. Estrela, C. Galego & A. Teodoro (Org.), Educando o cidadão global. Globalização, Educação e novos modos de governação (pp. 49-65). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas & Autores (E-book, ISBN: 9789728881634, http://www.ceief.ulusofona.pt/images/stories/ebook.pdf).

PACHECO, J. A., ALVES, M. P., & MORGADO, J. C. (2009). Globalization, curriculum and evaluation. In E. Ropo & T. Autio (Org.), International conversations on curriculum studies: Subject, society and curriculum (pp. 147-165). Roterdam/Taipei: Sense Publishers.

 PACHECO, J. A., & PEREIRA, N. (2009). Globalization and educational identities. Ruptures and doubts. In E. Ropo & T. Autio (Org.), International conversations on curriculum studies: Subject, society and curriculum (pp. 311-325). Roterdam/Taipei: Sense Publishers.

  PACHECO, J. A. (2008). Ensino Secundário. In J. A. Pacheco (Org.), Organização Curricular Portuguesa (pp. 221-281). Porto: Porto Editora.

   PACHECO, J. A. (2008). Estrutura Curricular do Sistema Educativo Português. In J. A. Pacheco (Org.), Organização Curricular Portuguesa (pp. 11-52). Porto: Porto Editora.

  PACHECO, J. A. (2007). Currículo, investigação e mudança. In CNE (Org.), A educação em Portugal (1986-2006). Alguns contributos de investigação (pp.79-148). Lisboa: CNE.

PACHECO, J.A. (2007). Estudos Curriculares: políticas, teorias e práticas. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado & A. F. Moreira (Org.), Globalização e (des) igualdades: desafios contemporâneos (pp.29-40). Porto: Porto Editora.

PACHECO, J.A. (2007). Estudos Curriculares. Para a compreensão crítica da educação. In J. Sousa, & C. Fino (Org.), A escola sob suspeita (pp. 45-72). Porto: Edições Asa.

  PACHECO, J.A. (2007).Uma perspetiva atual sobre investigação em Estudos Curriculares. Porto: Porto Editora. In A. Estrela (Org.), Investigação em Educação. Teorias e práticas  (pp. 123-146). Lisboa: Educa.

  PACHECO, J.A. (2006).Um olhar global sobre o processo de investigação. In J. Á. Lima & J. A. Pacheco (Org.), Fazer investigação. Contributos para a elaboração de dissertações e teses (pp. 13-28). Porto: Porto Editora.

PACHECO, J.A. (2006). A formação inicial de professores  no contexto das políticas curriculares. In R. Bizarro & F. Braga (Org.), Formação de professores de línguas estrangeiras: reflexões, estudos e experiências (pp. 55-60). Porto: Porto Editora.

PACHECO, J.A. & VIEIRA, A. P. (2006). Europeização do currículo. Para uma análise das políticas educativas e curriculares. In A. F. Moreira, & J. A. Pacheco (Org.), Globalização e educação. Desafios para políticas e práticas (pp. 87-126) .Porto: Porto Editora.

PACHECO, J.A. (2004) Albano Estrela na emergência dos Estudos Curriculares. In A. Nóvoa (Org.), Currículo, Situações Educativas e Formação de Professores: Estudos em Homenagem a Albano Estrela (pp. 7-17).Lisboa: Educa.

  PACHECO, J.A. (2004). Em torno de um projeto curricular pós-colonial. In A. F. Moreira, J.  Pacheco, & R. Garcia (Org.), Currículo: pensar, sentir e diferir (pp.43-49). Rio de Janeiro: DP&A Editora.

PACHECO, J.A. (2004). Percursos na formação inicial de professores. In M. C. Moraes, O. Evangelista & J. A. Pacheco (Org.), Formação de professores. Perspetivas educacionais e curriculares (pp. 181-171). Porto: Porto Editora.

  MORAES, M. C. & PACHECO, J.A. (2004). Metodologia comparada. Algumas aproximações. In M. C. Moraes, O. Evangelista & J. A. Pacheco (Org.), Formação de professores. Perspetivas educacionais e curriculares (pp. 11-25).Porto: Porto Editora.

PACHECO, J.A.(2003). O que se decide sobre currículo. In O. Sousa &  M. Ricardo (Org.), Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate. Contextos, questões e perspetivas (pp. 51-61). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

PACHECO, J.A (2002). Área de Projeto: uma componente curricular não disciplinar. In A. Lopes &  E. Macedo (Org.), Disciplinas e integração curricular: história e políticas (pp. 117-200). Rio de Janeiro: DP&A.

  PACHECO, J.A. (2002). Critérios de avaliação na escola. In Ministério da Educação. Avaliação das aprendizagens: das concepções às práticas (pp. 53-64). Lisboa: Departamento da Educação Básica.

  PACHECO, J.A. (2001). Introdução. Contextos e características do neoliberalismo em educação. In J.A. Pacheco (Org.), Políticas educativas. O Neoliberalismo em educação (pp. 7-20). Porto: Porto Editor

 PACHECO,  J.A. (2001). Tendências de descentralização das políticas curriculares. In J. A Pacheco (Org.), Políticas educativas. O Neoliberalismo em educação (pp. 91-107). Porto: Porto Editora.

   PACHECO, J.A. (2000). Flexibilização curricular: algumas interrogações. In J.A. Pacheco (Org), Políticas de integração curricular (pp. 127-146). Porto: Porto Editora.

PACHECO, J.A. (2000). Introdução. Territorializar o currículo através de projetos integrados. In J.A. Pacheco (Org.), Políticas de integração curricular (pp. 7-38). Porto: Porto Editora.

 PACHECO, J.A. (1998). Avaliação da aprendizagem. In L. Almeida & J. Tavares (Org.), Conhecer, aprender e avaliar (pp. 111-132). Porto: Porto Editora.

©Página principal