Recomendações sobre WebQuest

Com base na análise de WebQuests, apresentam-se algumas recomendações e sugestões para quem vai implementar uma WebQuest.

1. Na Home page do site deve aparecer:

  a indicação de que é uma WebQuest ou uma Aventura na web, 

para que quem aceder possa perceber facilmente em que tipo de site se encontra.

 

  o nível de escolaridade para o qual foi concebida,

uma vez que outros professores a poderão utilizar nas suas práticas lectivas;

 

  a data da sua realização,

dado que a informação não é atemporal e os conteúdos disponibilizados podem ficar desactualizados;

 

  o nome dos autores do site e os seus contactos,

que contribuem para a credibilidade da WebQuest e facultam o intercâmbio entre professores interessados e que queiram solicitar algum esclarecimento ou troca de impressões.

 

disponibilizar informação para o professor,

para propor sugestões a outro colega que a queira utilizar

 

 2. O menu do site tem que explicitar:

  os componentes da WebQuest, devendo os recursos surgir integrados no processo.

  a ajuda ao utilizador:

* explicitar como funciona o site,

 

* aconselhar o aluno a ler a WebQuest para ter uma ideia do que vai ter que realizar e de como vai ser avaliado,

 

* e outras orientações consideradas relevantes pelos autores da mesma.

 

3.  Nos Recursos ou Fontes

são listados os endereços de alguns sites,

mas  pode/deve ser interessante substituir esse endereço por uma designação mais apelativa e sugestiva do que se vai encontrar ou o próprio nome do site

disponibilizar uma pequena descrição do conteúdo do site para previamente informar o utilizador do que vai encontrar.

 

4. Avaliar a WebQuest antes de ser disponibiliza online

segundo os critérios de avaliação propostos por Bellofatto et al. (2001a) que permitem, através das sugestões apresentadas, melhorar a qualidade da WebQuest.

 

5. E ainda

 

Quando houver grelhas para preencher, estas devem também ser disponibilizadas para imprimir (em ficheiro MS Word, PDF, rtf, etc)

 

 

Explicitar a duração da WQ e a distribuição das etapas no Processo pelas sessões de trabalho

 

© Ana Amélia Amorim Carvalho

aac@ie.uminho.pt

http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest