Avaliação da WebQuest

 

Antes da WebQuest ser disponibilizada para os alunos deve ser avaliada. B. Dodge propõe a Avaliação da WQ (an evaluation rubric for evaluating the web pages), que contém itens para abordar a: estética geral da WQ, introdução, tarefa, processo, recursos e avaliação e os aspectos estéticos da página Web (Fine Points Checklist).

 

Avaliação da WebQuest

Categorias

Fase inicial

Em desenvolvimento WQ terminada Pontos
Componente estética da WQ

Componente visual

0 pontos

 

Há poucos ou nenhuns elementos gráficos.

 

ou

 

A cor é berrante e/ou as variações tipográficas são utilizadas com exagero, afectando a legibilidade.

 

2 pontos

 

Por vezes, mas não sempre, os elementos gráficos contribuem para compreender os conceitos, ideias e relações.

Há alguma variação no tamanho da fonte, cor e layout.

 

 

 

 

4 pontos

 

Os elementos gráficos utilizados contribuem para a compreensão de conceitos, ideias e de relações.

Diferenças de tamanho e de cor são bem usadas e com consistência.

 

Verificar na lista dos Fine Points.

 

 

 

Navegação

0 pontos

 

Percorrer a WQ é confuso e foge às convenções das páginas web.

Não se encontram as páginas com facilidade e/ou o retorno não é claro.

 

2 pontos

 

Há alguns lugares onde o utilizador se sente perdido e não sabe para onde ir a seguir.

 

 

 

 

 

 

 

4 pontos

 

A navegação é praticamente intuitiva. O utilizador sabe onde está a informação e como a aceder.

 

 

 

 

 

 

Aspectos técnicos (mecânicos)

0 pontos

 

Há mais do que 5 ligações que já não se estabelecem, faltam imagens, tabelas mal dimensionadas ou erros.

1 ponto

 

Há algumas ligações que já não se estabelecem, faltam imagens, tabelas mal dimensionadas ou erros.

 

 

2 pontos

 

Não há problemas técnicos.

 

v. a lista dos Fine points

 

 

 

 

Introdução

Motivação temática

0 pontos

 

A introdução é puramente factual, sem apelar à relevância da temática ou à sua importância social

 

ou

 

O cenário apresentado está adulterado e não respeita a literacia dos media.

 

1 ponto

 

A introdução relaciona-se com os interesses dos alunos e/ou descreve uma questão  ou problema constrangedor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 pontos

 

A introdução atrai o aluno para a WQ ao relacionar-se com os interesses  dos alunos

e/ou

ao descrever uma questão  ou problema constrangedor ou envolvente.

 

 

Motivação cognitiva

0 pontos

 

A introdução não prepara o leitor para o que se segue

ou

refere o que aluno já sabe.

 

 

 

1 ponto

 

A introdução faz referência ao conhecimento prévio do aluno e indicia o que vai ser a  WQ.

 

 

 

 

2 pontos

 

A introdução parte dos conhecimentos prévios dos alunos e prepara o aluno para a temática da WQ sugerindo alguns aspectos que vão ser focados.

 

Tarefa

Relação da tarefa com o que é habitual (standards)

0 pontos

 

A tarefa não se relaciona com o que é habitual.

 

 

 

 

 

 

 

2 pontos

 

A tarefa relaciona-se com o que é habitual mas não está directamente  relacionada com o que os alunos devem saber e com o que são capazes de  fazer.

 

4 pontos

 

A tarefa relaciona-se com o que é habitual e está directamente  relacionada com o que os alunos devem saber e com o que são capazes de  fazer.

 

Nível cognitivo da tarefa

0 pontos

 

A tarefa requer simplesmente compreender  ou contar a informação encontrada nas páginas web e responder a questões factuais.

 

 

 

 

3 pontos

 

A tarefa é executável mas é pouco significativa para a vida dos alunos.

Ela requer análise e/ou conjugar informação de diferentes fontes.

 

 

 

 

 

 

 

6 pontos

 

A tarefa é executável e envolvente, levando a uma reflexão que ultrapassa a compreensão.

Requer a síntese de informação proveniente de diferentes fontes e/ou a tomada de posição

e/ou fazer uma generalização ou um produto criativo.

 

 

Processo

Clareza do processo

0 pontos

 

O processo não está claramente descrito. Os alunos não percebem exactamente o que fazer.

 

 

2 pontos

 

Algumas indicações são dadas, mas falta informação.

Os alunos podem ficar confusos.

 

 

 

 

 

4 pontos

 

Cada etapa está perfeitamente descrita.

Os alunos percebem exactamente o que fazer em cada etapa do processo.

 

Estrutura do processo

0 pontos

 

O processo carece de estratégias ou de ferramentas necessárias para os alunos adquirirem o conhecimento necessário para realizarem a tarefa.

 

As actividades são pouco significativas entre elas e/ou para completar a tarefa.

 

 

3 pontos

 

As estratégias e as ferramentas inseridas no processo são insuficientes para assegurarem que os alunos adquiram o conhecimento necessário para realizarem a tarefa.

 

Algumas das actividades não se relacionam directamente com a realização da tarefa.

 

 

 

 

 

6 pontos

 

O processo apresenta estratégias e ferramentas para aceder e adquirir conhecimento para realizar as tarefas.

 

As actividades estão relacionadas e concebidas de forma a conduzirem o aluno da aquisição do conhecimento até a um nível  de reflexão sobre o mesmo (higher level thinking).

 

 

Riqueza do processo

0 pontos

 

Poucas etapas, não atribuição de papeis específicos.

 

 

 

 

 

 

1 ponto

 

São atribuídos alguns papeis ou tarefas.

São exigidas actividades mais complexas.

 

 

 

 

 

2 pontos

 

Diferentes papeis são explicitados para ajudar o aluno a compreender diferentes perspectivas e/ou a partilhar responsabilidade na execução das tarefas.

 

Recursos

Quantidade

dos recursos 

0 pontos

 

Os recursos não são suficientes para os alunos realizarem as tarefas.

 

OU

 

Há demasiados recursos para os alunos verem no tempo disponível.

2 pontos

 

Há alguma relação entre os recursos e a informação necessária para os alunos completarem as tarefas.

Alguns recursos não acrescentam nada de novo.

 

 

4 pontos

 

Há uma clara e significativa relação entre todas os recursos e a informação necessária para os alunos completarem as tarefas.

Cada recurso tem a sua importância.

 

 

 

Qualidade dos recursos

0 pontos

 

As ligações conduzem os alunos a informação que se encontra numa enciclopédia.

 

2 pontos

 

Algumas ligações conduzem a informação que não se  encontra habitualmente numa aula (!).

 

 

 

 

4 pontos

 

As ligações tiram partido da qualidade que se pode encontrar na web.

 

Fontes variadas proporcionam informação para os alunos aprenderem profundamente.

 

 

Avaliação

Clareza nos critérios de avaliação

0 pontos

 

Os critérios de avaliação não estão explicitados.

 

 

 

 

 

 

 

3 pontos

 

Os critérios estão pelo menos parcialmente descritos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 pontos

 

Os critérios de avaliação estão perfeitamente descritos, incluindo indicadores qualitativos e quantitativos.

 

O instrumento de avaliação mede o que os alunos devem saber e o que são capazes de fazer para cumprirem a tarefa.

 

 

Total de Pontos      

/50

 

Topo

Pode aceder à grelha em MS Word acima apresentada

 

Os aspectos estéticos da página Web propostos por Bernie Dodge, em Fine Points Checklist e a ter em atenção na elaboração e avaliação das páginas:

(desdobramos o item 2 nos itens 2 e 3; os itens 9 e 11 passaram a ser os itens 10 e 11. O nº 10 passou a ser o item 12. A versão original é constituída por 14 itens)

 

Não   ?

 

Sim Aspectos
      1. Cada linha tem entre 8 e 16 palavras por linha.
      2. Os parágrafos não excedem as 8 linhas
      3. As marcas (bullets) e as listas devem ser usadas quando necessário
      4. No corpo do texto deve usar fontes sem sérifa
      5. Qualquer alteração na fonte deve ser usada para indicar uma mudança no propósito ou fonte da informação
      6. O nível de leitura do texto é adequado para a audiência
      7. As únicas palavras sublinhadas constituem hiperligações
      8. Cada página tem um título significativo na barra do Título
      9. A transparência é usada em imagens gráficas apropriadamente
      10. Há um espaço de 2 a 10 pixels entre imagens (graphics) e o texto
      11. Há um espaço de 2 a 10 pixels entre texto e a tabela
      12. O fundo não interfere com a legibilidade do texto
      13. Imagens (graphics) e texto devem ficar lado a lado para economizarem espaço, minimizando a utilização do scrolling
      14. Imagens (graphics) que constituem hiperligações não devem ter um bordo colorido à volta
      15. Imagens (graphics) devem ter um atributo ALT  para serem acessíveis aos invisuais

 

Topo

Segundo sugestão do B. Dodge todos os itens devem aparecer na opção SIM, caso isso não aconteça rectifique as suas páginas!

   

© Ana Amélia Amorim Carvalho

aac@ie.uminho.pt

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